Cientistas apoiam a gordura e colesterol como boas adições à sua dieta.

A mudança nos conselhos nutricionais para promover alimentos com pouca gordura é talvez o maior erro na história médica moderna.

Vamos dizer que você quer perder peso. Qual destes alimentos você escolheria: Um café com leite desnatado, ou com leite integral? Um café da manhã de baixa caloria ou bacon e ovos? Uma salada temperada levemente ou a mesma salada cheia de molhos?

Se você é como a maioria das pessoas, ou você não tem certeza em como responder, ou está certo, mas muito errado. E não é culpa sua. É a culpa, dizem os especialistas, de décadas de conselhos de nutrição falhos ou enganosos que nunca foram baseados na ciência.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, juntamente com a agência, que agora é chamada Saúde e Serviços Humanos, lançou pela primeira vez um conjunto de diretrizes nutricionais nacionais em 1980. Esse livreto de 20 páginas treinou seu foco principalmente em três vilões da saúde: gordura, gordura saturada e colesterol.

Recentemente, uma pesquisa saiu em apoio da gordura e do colesterol como boas, em vez de prejudiciais, adições à dieta da pessoa. A Gordura saturada parece estar seguindo o mesmo caminho.

“A ciência em que essas diretrizes foram baseadas eram erradas”, Robert Lustig, neuro-endocrinologista da Universidade da Califórnia, em São Francisco. Em particular, a idéia de que cortar gordura da dieta de uma pessoa ofereceria algum benefício para a saúde nunca foi respaldada por evidências sólidas, disse Lustig.

Ano passado, alguns colegas de Lustig na UCSF lançaram um relatório incendiário revelando que, na década de 1960, os lobistas da indústria do açúcar financiaram pesquisas que ligavam doenças cardíacas a gordura e colesterol, enquanto minimizavam evidências de que o açúcar era o verdadeiro assassino.

Nina Teicholz, jornalista científica e autora da The Big Fat Surprise, disse que muitos dos primeiros anti-gordura vieram da American Heart Association (AHA), que baseou sua posição anti-gordura no fato de que a gordura é mais ou menos duas vezes mais calorica do que proteínas e carboidratos.

“Eles não tinham dados clínicos para mostrar que uma dieta pobre em gordura por si só iria ajudar com a obesidade ou doença cardíaca”, disse Teicholz. Mas porque a gordura era alta em calorias, eles adotaram essa posição anti-gordura, e o governo seguiu sua liderança. Certamente, a pesquisa dos anos 1960 manipulada pela Associação do Açúcar, que foi publicada no prestigiado New England Journal of Medicine, nos acrescentou medos coletivos da gordura.

Na década de 1990, quando Teicholz diz que os dados epidemiológicos começaram a se acumular para mostrar que uma dieta pobre em gordura e alta em carboidratos não ajudava na perda de peso ou na prevenção de doenças cardíacas – as calorias eram condenadas – grande parte do dano já estava sendo feito. O público estava profundamente envolvido no que os especialistas em nutrição chamam às vezes de “fenômeno Snackwell” – uma devoção a lanches (snacks) com baixo teor de gordura e de baixo teor calórico, que as pessoas acreditavam que eram saudáveis.

Este conselho para evitar a gordura permitiu que a indústria de alimentos divulgasse ferozmente a dieta de baixo teor de gordura, alimentos com muito carboidrato como “leve” ou “saudável”, e que tem sido um desastre para a saúde pública, disse Lustig.

As estatísticas o sustentam. Desde que o governo dos Estados Unidos publicou pela primeira vez um conjunto de diretrizes nacionais de nutrição em 1980, as taxas de obesidade e doenças relacionadas, como a diabetes, mais do que duplicaram. “O diabetes infantil era basicamente inédito, e agora é uma epidemia”, disse Lustig.

No exterior, as autoridades nacionais de saúde seguiram a liderança da América sobre a gordura. Os resultados foram igualmente sombrios. No início do ano passado, uma organização sem fins lucrativos do Reino Unido, chamada National Obesity Forum (NOF), publicou uma condenação de suas políticas de dieta e nutrição.

No seu relatório, a NOF argumenta que o conselho para reduzir a gordura e o colesterol é a “causa-raiz” das disparadas taxas de obesidade e diabetes na Grã-Bretanha. “A mudança nos conselhos nutricionais para promover alimentos com baixo teor de gordura é talvez o maior erro na história médica moderna”, disse Aseem Malhotra, cardiologista britânico que consultou o relatório NOF.

Junto com o abandono às “políticas falidas” do governo, o relatório NOF pediu uma “revisão completa dos conselhos nutricionais e mensagens de saúde pública”.

Em um editorial recente publicado no British Journal of Sports Medicine, a pesquisadora Zoe Harcombe da Universidade do Oeste da Escócia explica que as taxas de obesidade entre homens e mulheres britânicos aumentaram de 2,7% em 1972 para 23% e 26%, respectivamente, em 1999 .

“Existem apenas três macronutrientes”, disse Harcombe, “proteína, gordura e carboidratos”. Quase tudo o que você come ou bebe contém um ou mais destes. E se você seguiu o conselho do governo de comer menos gordura, é inevitável que seu consumo de carboidratos disparasse, ela disse. Isso é exatamente o que aconteceu à população durante os anos 80 e 90.

Para dar o crédito onde o crédito é devido: A última iteração das indicações nutricionais do governo dos EUA já não evidencia a restrição total da gordura e do colesterol. Mas essa omissão é mais um passo furtivo do que um reconhecimento público de erro, disse Teicholz. Pior: “Quando você olha para a modelagem nutricional real que o governo usa para informar seus programas de alimentação, como o programa de Almoço Escolar Nacional, todos eles ainda são baixos em gordura”, disse ela.

Um outro exemplo da cruzada persistente do governo contra a gordura: As Diretrizes Nutricionais de 2015 para os americanos ainda empurram os produtos lácteos com baixo teor de gordura, recomendação que a pesquisa mais recente não suporta.

“Estudos não mostraram benefícios de produtos lácteos de baixo teor de gordura em relação à gordura total para perda de peso, especialmente se as calorias de gordura forem substituídas por açúcar”, disse Walter Willett, chair of nutrition da Harvard School of Public Health.

Willett é rápido para apontar que ele não considera todo o leite e queijo gordo, “alimentos saudáveis”. Nozes, por exemplo, são uma fonte mais saudável de gordura, disse ele. Mas se você estiver indo saborear um leite ou comer um iogurte, a evidência sugere que sua cintura pode ficar melhor com os alimentos com gordura total, provavelmente porque enche mais e assim você não come demais.

Teicholz disse que é difícil expor o efeito das autoridades nacionais de saúde pró-carb, anti-gordura. Uma geração inteira de profissionais de saúde aceitou – e transmitiu aos seus pacientes – a orientação do governo para evitar gordura e colesterol. Muitos ainda fazem.

“A credibilidade profissional e institucional está em jogo”, disse ela quando perguntada por que mais médicos e legisladores não estão fazendo barulho sobre os danos causados ​​pela orientação nutricional do governo. Ela também mencionou os interesses da indústria de alimentos, o potencial de “ações coletivas massivas” e a vergonha de cobrir quase meio século de conselhos de dieta ruim como dissuasores para a USDA e outras autoridades de saúde quando se trata de admitir que estavam erradas.

No Reino Unido, a desconexão entre a ciência nutricional e a política alimentar do governo abriu brechas na comunidade de saúde pública. Desde a publicação do relatório, o National Obesity Forum perdeu quatro de seus membros seniores, e as consequências provocaram um debate nacional entre médicos, cientistas, nutricionistas e políticos sobre quais tipos de alimentos realmente pertencem a uma dieta saudável.

“Nossos relatórios anteriores haviam gerado pouco interesse, então não tínhamos como saber que esse seria interplanetário”, disse David Haslam, presidente do National Obesity Forum e professor de ciências da obesidade na Robert Gordon University.

Repetindo o conselho sugerido no relatório de sua organização, Haslam disse que acredita firmemente que a saúde pública seria grandemente melhorada se todos nós comermos menos carboidratos refinados – coisas como assados, batatas fritas, cereais matinais e outros produtos embalados – e em vez disso comermos mais “Alimentos naturais”, independentemente do seu teor de macronutrientes.

Este último ponto – que todos devemos prestar menos atenção à composição nutricional de um alimento – é importante. Willett disse que focar apenas o conteúdo específico de um alimento em macro e micronutrientes é confuso e não é uma boa maneira de avaliar os impactos à saúde, de um item.

Jenny Knight, 30, é fonoaudióloga e mãe de dois filhos em Norman, Oklahoma. “Eu tenho lutado com o meu peso desde que eu tinha oito anos de idade”, disse Knight. Com 1.77m e perto de 250 quilos, ela é obesa por qualquer definição.

Como muitos americanos obesos, Knight experimentou centenas de dietas diferentes que, ao analisar, todas dizem para cortar a gordura ou as calorias a fim de perder peso. Mais cedo ou mais tarde, todas falham. “Mesmo quando estava trabalhando, era somente força de vontade”, disse ela. “Eu ficava com tanta fome que eu ficava tremendo, e, eventualmente, eu não era capaz de continuar, e ganhava todo o peso de volta.”

Mas desde fevereiro de 2016, Knight tem estado em uma dieta centrada na gordura, defendida por David Ludwig, um professor da nutrição em Harvard.

Ludwig disse que cortar a gordura da sua dieta em favor de carboidratos processados ​​pode desencadear uma cascata de mudanças metabólicas insalubres que alimentam doenças como a diabetes e fazem com que as células de gordura do seu corpo se travem em vez de despejar sua energia. Tudo isso resulta em uma fome “fora de controle”, disse ele. Cortar mais calorias de sua dieta apenas adiciona combustível para esse fogo.

Seu plano, que ele estabelece em seu livro Always Hungry?, defende uma mudança de alimentos processados ​​com muito carboidrato ​​em favor de uma dieta carregada em gorduras de nozes, leite integral, óleos naturais e outros alimentos integrais.

Até agora, Knight perdeu 32 quilos no plano de Ludwig. Mas não é apenas o peso perdido que a deixa otimista. “Esta é a única dieta que já experimentei em que não há esforço”, disse ela. “Sinceramente, parece decadente comer coisas como chocolate ou manteiga de amendoim ou leite de côco, e eu não tenho fome como eu costumava ser.”

A dieta de Ludwig pode ou não ser a resposta a todas as nossas orações de perda de peso. Mas uma coisa é clara: a gordura nunca foi o vilão da saúde como as autoridades dizem ser.

“Eu penso que a maioria de nós estaria 90% no caminho de uma dieta realmente saudável se nós apenas cortássemos alimentos processados,” disse Lustig. “Nós não precisaríamos de diretrizes nutricionais se comermos comida de verdade.”

Fonte: Tonic.vice.com

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