Beber vinho pode ajudá-lo a viver mais de 90 anos!

Não seria ótimo viver para sempre? Bem, talvez não para sempre, mas pelo menos tempo suficiente para ver seus netos crescerem, ou talvez até mesmo alguns bisnetos. Poucas pessoas têm sorte o suficiente para que isso aconteça, mas recentemente, mais e mais pessoas parecem adicionar mais velas aos seus bolos de aniversário. Então, por que estamos vivendo mais do que gerações antes de nós? A resposta não é tão simples quanto preto ou branco – ou deveríamos dizer vermelho ou branco.

Vivendo mais com… vinho?

Embora seja verdade que fizemos grandes saltos na medicina que fizeram muito para nos manter saudáveis ​​e viver mais, mas isso não é a única coisa que nos mantém em ação.

Então, qual é o segredo para nós vivermos mais? O estudo, apropriadamente chamado de Estudo 90+, começou em 2003, na esperança de estudar o mais antigo, que está se tornando o grupo etário que mais cresce no mundo. Os participantes iniciais do estudo fizeram parte de outro estudo chamado The Leisure World Cohort Study (LWCS) que começou em 1981. A Leisure World era uma grande comunidade de aposentados em Orange County, Califórnia, e os 14.000 participantes foram questionários enviados pelo correio.

Usando as informações dos 14.000 participantes do LWCS, os pesquisadores do 90+ Study puderam perguntar: “O que permite que as pessoas vivam até 90 anos e além?”

Os objetivos do estudo foram:

Determinar fatores associados à longevidade
Examine a epidemiologia da demência em idosos longevos
Examine as taxas de declínio cognitivo e funcional no idoso mais velho
Examinar as correlações patológicas clínicas nos idosos longevos
Determinando fatores de risco modificáveis ​​para mortalidade e demência

Aqueles que participam do estudo são visitados duas vezes por ano para testes neurológicos e neurofisiológicos. Pesquisadores da Clínica de Pesquisas sobre Envelhecimento e Educação, localizada em Laguna Woods, Califórnia, reuniram informações sobre dieta, atividades que os participantes faziam no dia-a-dia, seu histórico médico, medicamentos e outros fatores relacionados ao estilo de vida.

Uma das principais descobertas que os pesquisadores descobriram foi que aqueles que beberam uma quantidade moderada de álcool viveram mais tempo do que aqueles que se abstiveram dele. Também observou que os bebedores moderados de café também viviam mais, mas isso não é tão divertido.
Pelo vidro ou pela garrafa?

Ok, beber vinho pode ajudá-lo a viver mais, mas isso não significa que você deve começar a terminar as garrafas com o jantar. A chave aqui é moderação, porque muito de qualquer coisa pode ser uma coisa ruim. Se você não tem certeza de quanto o álcool conta como moderação, de acordo com a Mayo Clinic, para mulheres adultas saudáveis ​​e homens com mais de 65 anos, a moderação é uma bebida. Para homens com menos de 65 anos, são dois drinques. Mas estas não são muito pesadas; uma bebida padrão é 12 onças fluidas de cerveja, 5 onças fluidas de vinho, ou 1,5 onças fluidas de bebidas destiladas.

O consumo moderado de álcool mostrou ter alguns benefícios para a saúde, incluindo:

Risco reduzido de desenvolver ou morrer de doença cardíaca
Menor chances de acidente vascular cerebral isquêmico
Possível redução do risco de diabetes

Então aproveite um copo de vinho com o jantar de vez em quando, ou sirva-se de uma cerveja depois de um longo dia de trabalho. Apenas certifique-se de não ir ao mar, porque o consumo excessivo de álcool pode levar a alguns problemas de saúde muito graves.

Infelizmente, o consumo abusivo de álcool tornou-se a norma, apesar de ser considerado perigoso para a saúde. Então, como o álcool pode nos ajudar a viver mais se isso está nos machucando? Bem, uma parte da resposta é moderação, mas também exercício.

Um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine analisou como o exercício pode compensar os efeitos negativos do consumo perigoso. O autor sênior do estudo, Dr. Emmanuel Stamatakis, e seus colegas analisaram dados coletados de pesquisas de saúde da Inglaterra e Escócia e, em seguida, separaram seus 36.370 participantes, todos com mais de 40 anos de idade, em três grupos.

Os grupos foram divididos em aqueles que não eram muito ativos, aqueles que obtiveram uma quantidade moderada de exercício e aqueles que exercem mais. Em seguida, analisou a quantidade de álcool consumida pelas pessoas de cada grupo.

Calculando 5.735 mortes ao longo de um período médio de acompanhamento de quase 10 anos por pessoa, os pesquisadores descobriram que, comparado com a abstinência de álcool ao longo da vida, beber em níveis perigosos estava ligado a um risco elevado de morte por todas as causas. Eles também observaram que quanto mais bebidas em uma semana, maior o risco de morte por câncer.

Mas quando eles consideraram a quantidade semanal recomendada de exercícios para adultos (150 minutos de atividade aeróbica moderada), eles descobriram que “parecia eliminar completamente” o maior risco de mortes por câncer devido ao álcool. O exercício também compensou o risco de mortalidade por todas as causas relacionadas ao álcool.

Como o estudo de Stamatakis foi apenas observacional, isso só pode implicar uma relação entre o exercício, o consumo de álcool e os benefícios para a saúde. Mas isso mostra como é importante ser fisicamente ativo para a nossa saúde.

Uma coisa é certa, da próxima vez que você se sentir como um copo de vinho, considere ir para uma corrida em primeiro lugar.

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